🏖️ - sabe o que me fez começar terapia? não ter tirado férias
_

Julho é um mês que muitas pessoas aproveitam para tirar férias, e diversos colegas blogueiros compartilharam (e alguns ainda estão compartilhando) o que tem feito e o que querem fazer ao longo desses dias de descanso. Todas essas postagens me fizeram lembrar o motivo que me fez ter começado a buscar terapia. Ansiedade.

Infelizmente, nos últimos anos eu tenho me tornado uma pessoa muito ansiosa, muitas vezes lidando com emoções e sentimentos que não sabia que faziam parte da ansiedade. Ou seja, cada vez mais eu tenho me preocupado muito com as coisas no futuro, vivo no "e se?" e tento ter controle ao máximo em todas as áreas da minha vida. E foi justamente isso que me fez não tirar férias.

Inicialmente, eu ia pedir 15 dias em um certo Janeiro, mas meu líder na época pediu renovação do meu contrato justamente perto desse mês e eu nunca tinha passado por esse tipo de situação. Pensei: "e se eu pedir férias e enviarem o e-mail pedindo para assinar?". Por algum motivo não passou pela minha cabeça que eu poderia simplesmente ficar de olho no e-mail durante as férias. Só conseguia pensar que eu ia perder o prazo de assinatura e correria riscos de ficar desempregada. No final do mês, nem enviaram documentação nenhuma, deixaram pra Maio.

Chegando em Junho, eu estava pensando em pedir finalmente as férias em Julho, estava planejando até uma viagem para o sul com meu namorado e família. Depois de tanta enrolação por parte dos meus pais, que não sabia se iriam ou não e meu namorado não conseguir tirar as férias dele, acabei não conseguindo tirar a tempo. "Mas Lia, você não poderia ter tirado mesmo assim? Você não iria viajar, mas tiraria as férias." Pois é, mas nesse meio tempo eu também passei por uma troca de equipe no trabalho e fiquei pensando que pegaria mal tirar férias logo assim, principalmente levando em consideração que a renovação era só até final do ano, eu não poderia perder um dia sequer com risco de não continuar. Precisava aproveitar cada segundo com a equipe nova.

E o pior é que eu realmente precisava dessas férias. Jornada dupla não é fácil, vai corroendo você por dentro. Você quer fazer tudo mas não tem tempo pra nada, se sente culpado por ter escolhido seguir assim, mas não é como se você tivesse outra escolha. Pra mim, ficar 30 dias afastada, então, era sinônimo de ser mandada embora principalmente tendo um cargo baixo. Logo perceberiam que minha presença não faz falta e me cortariam. Quando estava chegando no meu limite, percebi que havia algo de errado e precisava de ajuda. Foi aí que decidi marcar minha primeira consulta com uma psicóloga e comecei a entender todos os motivos por trás dessa ideia de que "eu não posso tirar férias".

Moral da história: tirem férias. É um direito de todos e que deve ser usado, sim! Se for pra demitir alguém isso pode acontecer a qualquer momento, independentemente de férias. E se tirar férias é realmente um sinônimo de demissão pra você, o problema pode estar no lugar em que você trabalha. 

 

Comentários