🎮 - por enquanto eu só jogo no fácil
Jogar é meu principal hobby desde pequena. Eu tive a oportunidade de começar cedo e desde então o que eu mais faço no meu tempo livre é ficar na frente do computador jogando alguma coisa (ou, mais recentemente, pensando no que jogar, tipo ficar olhando o catálogo de streaming). Claro que com o passar do tempo esse tempo livre vai diminuindo, mas eu sempre dô um jeitinho, nem que seja só aos finais de semana. Jogar pra mim é um escape, uma forma de me distrair ao mesmo tempo que me divirto e, às vezes, até aprendo. Mas essa questão da diversão tem mudado nos últimos tempos.
Eu já me estresso e torro o meu cérebro todos os dias no trabalho e com coisas da vida. Quando chega final de semana ou fim da noite, a última coisa que eu quero é me estressar ou ter que pensar muito, ou até mesmo me agitar demais, quero é ficar tranquilinha. Então, durante um bom tempo, eu comecei a só me interessar pelos famosos cozy games, que são jogos mais voltados para um público que busca justamente algo mais calmo, sem muita cobrança ou competitividade. Só que eu comecei a perceber que as coisas começaram a ficar muito repetitivas, basicamente um jogo copiando o outro (iguais os jogos de fazenda, que depois do Stardew Valley é basicamente sempre a mesma linha) e comecei a ficar de saco cheio, então comecei a procurar outras coisas e nada me chamava muita atenção. Queria algo que não fosse tão calmo, mas que também não me cobrasse tanto. Estava muito presa aos meus gostos de sempre e dar uma chance para algo diferente estava difÃcil, até porque os jogos estão ficando cada vez mais caros e meu dinheiro não dá em árvore, não queria gastar à toa.
Nesse meio tempo também foi crescendo muito o estilo soulslike, que de maneira resumida, é um estilo de jogo em que você precisa ficar matando diversos chefões que geralmente não são muito fáceis, é necessário rejogar várias vezes, como Elden Ring. Cheguei a experimentar este inclusive, a parte de andar no mapa, matar uns monstros, upar o personagem, até que é legal, mas a parte de avançar mesmo no jogo... Não tenho paciência mais para ficar rejogando a mesma coisa mil vezes, de jogar um jogo que é propositalmente difÃcil, que adora jogar na minha cara o quanto eu sou ruim. Esse tipo de desafio não me agrada, e infelizmente não tem como mudar a dificuldade.
Foi quando eu decidi jogar Baldur's Gate 3. Eu sempre odiei RPG de turno, mas a história, os personagens, tudo parecia tão legal que eu decidi gastar dinheiro com ele. Foi uma surpresa muito agradável inicialmente, mas com o passar dos dias percebi que, novamente, certos desafios não são mais pra mim. Esse é um tipo de jogo que você precisa entender as mecânicas das classes de cada personagem, entender a história. Eu só conseguia jogar final de semana e olhe lá, então sofria com intervalos que me faziam esquecer onde parei, o que devia fazer. Toda vez precisava reaprender qual seria a melhor habilidade e de quem no momento certo para sair viva das lutas. Até que eu decidi descer a dificuldade pro fácil, e foi a melhor coisa que fiz.
Há quem me julgue. "Mas a graça de jogar não é o desafio?". Será? Até que ponto? Antes até era tolerável, mas hoje eu só quero aproveitar o momento, sem estresse, sem ter que pensar muito ou ficar travada por semanas na mesma parte porque preciso ficar decorando mecânicas o tempo todo. Quero me divertir, e não pensar em soluções. Quem sabe no futuro se eu tiver mais tempo livre eu não mude de ideia.
não sou muito dos jogos mas, quando quero jogar, é no the sims que eu vou. e como eu me divirto com algumas coisas bem especÃfica do jogo (tipo montar as casas) eu sou do time que usa cheat pra conseguir dinheiro fácil e comprar os móveis que eu quiser. de difÃcil já basta a vida real né? 🙂↕️
ResponderExcluirEu jogava muito The Sims, também! Hoje em dia tem épocas, sinto que mais pro final/inÃcio do ano me dá vontade de instalar de novo e fico alguns dias. Famoso motherlode, hahaha.
ExcluirPior que eu também não tenho muita paciência para ficar presa na mesma fase. Sempre gostei muito de jogos de luta, tipo Street Fighter e Tekken, e no modo história eles são horrÃveis de chegar até o final. Lembro de ter ficado até à s 4 da manhã tentando terminar o modo história da Ling Xiaoyu. No fim, eu consegui, mas fui dormir cheia de raiva. Nunca fui muito fãs de jogos de RPGs (atualmente só jogo os de mesa mesmo), mas o pessoal fala tanto de Balder's Gate que eu tô super curiosa até agora. Infelizmente meu note não roda muita coisa, mas qualquer coisa eu faço um teste do jogo no PC do meu namorado mesmo hehehe.
ResponderExcluirBeijos e até mais!
Eu já não gosto muito de jogos de luta porque sou péssima, sinto muita raiva, hahaha. Se um jogo me prendesse até às 4 horas pra depois ficar com raiva eu nunca mais tocaria nele. Se conseguir dá uma chance pro Baldur's Gate, sim, é bem legal!
Excluireu gosto de jogos... médios. do tipo "ok, temos dificuldade, mas se não estiver rolando, pode ativar o modo fácil".
ResponderExcluirmas eu meio que gosto de jogos difÃceis? joguei cuphead (que faz todo mundo passar raiva) me divertindo bastante com o ciclo de jogar > morrer > jogar > morrer > jogar > vencer, porque tem alguma coisa maneira pra mim em saber que eu vou acabar morrendo, mas posso usar isso pra aperfeiçoar como jogo aquela determinada fase. eu acho isso muito divertido!!! é a mesma coisa com todos os outros metroidvanias que eu joguei ou jogo (eu adoro metroidvanias, minha vida é complicada kkk), principalmente hollow knight, pro qual eu tô até hoje procurando um substituto. mas acho que a graça do jogo mesmo é ele me prender, seja pela história, pelo visual, pela mecânica ou por ter um mapa gigantesco (kkkkk).
você já jogou undertale e deltarune? eu acho uma delicinha e foge bastante do estereótipo dos jogos ~difÃceis!!
Eu joguei Cuphead, também, mas não tive saco de avançar até o final kkkkkkkk. O único parecido com Hollow Knight que joguei foi Ori and The Blind Forest, mas na época não achei tããão complicado (talvez porque eu fosse adolescente e tinha mais tempo pra gastar).
ExcluirJá joguei Undertale, inclusive gostei bastante! Acho que só consegui finalizar sem estresse porque na época eu só tinha um netbook (sim, net) de 2GB ram, então o jogo funcionava a poucos FPS e isso me ajudou hahahaha. E ele tem história e outros momentos que não foca só na parte difÃcil, né? Acho que isso que torna ele gostosinho. Ainda não peguei Deltarune pra jogar, quem sabe em breve!