💼 - o Linkedin me deu crise de ansiedade e fiquei dois dias sem dormir
_

É isso mesmo que você leu. Eu nunca achei que uma rede social de empregos me causaria algo do tipo. Pois causou, e eu nunca me senti tão frágil. Dando contexto, eu venho procurando minha primeira vaga como Júnior (ainda sou estagiária). Venho estudando para tentar fazer isso acontecer até final do ano, que é quando me formo, e mesmo sentindo que ainda preciso melhorar diversos pontos - já que o mercado está saturado e exigente -, uma virada de chave na minha cabeça me fez decidir começar a procurar vagas mais cedo. De maneira resumida, eu não sei se vou conseguir ficar no meu estágio, talvez tenha que pedir pra sair, ou talvez me deem um ultimato, ainda não tenho a resposta até a data que escrevo este post. 

Eu fiquei bastante chateada e foi uma coisa que pegou todo mundo de surpresa. Sinto que ser estagiário nos faz muito mais vulneráveis do que quem é contratado (não temos seguro desemprego, por exemplo). E diante de incertezas e um choque - e de um sentimento de incapacidade de conseguir outra oportunidade boa como a que tenho até então -, eu comecei a acessar o Linkedin todos os dias. Eu devo ter enviado meu currículo em umas 10 vagas (o que hoje em dia não é nada), e não receber absolutamente nada a respeito delas me fez entrar em crise. 

Pra piorar, apareceu o perfil da pessoa que estagiava antes de mim (eu já tinha tentado achar) e lá descobri que ela foi indicada com menos de 1 ano de estágio. Eu, com o mesmo tempo de estágio, achei que também seria indicada (porque me fizeram crer), mas ainda não fui e nem acho que serei. E com isso eu fiquei 2 dias sem dormir porque minha mente não parava, passavam muitas coisas nela, como:

  • a IA está me impedindo de conseguir emprego, mesmo tendo todas as malditas palavras-chaves no currículo
  • eu não sou o suficiente
  • eu vou ficar desempregada
  • aquela música do "solta a carta" do tigrinho (sério, que ódio)
  • talvez eu não sirva pra fazer o que eu quero
  • será que não me esforcei o suficiente?
  • o que a outra estagiária conseguiu fazer que eu não fiz?
  • estou vendendo uma profissional que não sou
  • mas se me chamarem eu preciso estar preparada
  • começo a fazer uma entrevista na minha própria cabeça
  • fico imaginando as perguntas que vão me fazer
  • tento acreditar que se eu pensar demais então estou manifestando e logo vai acontecer 

Fiquei dois dias sem conseguir trabalhar, estudar, ou fazer o que quer mais que fosse. Felizmente no terceiro dia eu estava tão cansada que apaguei. Desinstalei o Linkedin e acho que prefiro só voltar a usá-lo daqui uns meses. Ou talvez não usar mais, nunca consegui nada por lá mesmo.

Comentários

  1. Nossa, me identifiquei demais com tudo que você escreveu. É muito doido como uma rede social que era pra ajudar a gente a crescer profissionalmente acaba virando um gatilho de ansiedade tão forte. Eu consegui meu terceiro estágio por lá, com menos de 1 mês fui promovida, parece tão legal, mas foi o pior emprego que já tive, em 6 meses tive um burnout pesado, meu psiq me deu um atestado de 7 dias e depois me recomendou sair do emprego, nunca mais abri o linkedin de novo, e passo bem longe, felizmente escolhi uma área que ele não será útil pra mim futuramente. Ser estagiária já é estar num lugar super vulnerável, e quando a gente sente que pode perder algo que gosta, sem ter garantia nenhuma do próximo passo, é um caos mental mesmo, no primeiro estágio, o primeiro ano foi caótico, sentia que seria demitida a todo momento, acabei ficando o tempo máximo de 2 anos, pra minha própria surpresa, mas olhando agora, nossa mente é perigosa e traiçoeira, não consigo pensar porque eu fui tão insegura.

    Não tem nada de errado em você ter travado, se sentido frustrada ou sobrecarregada. Muito pelo contrário, é um sinal de que você se importa, de que está tentando, e que tem noção da realidade difícil que é entrar no mercado de trabalho hoje. E eu sei que isso não alivia na prática, mas o fato de você ter colocado tudo isso pra fora, com tanta sinceridade, já mostra muita força. Se afastar do LinkedIn por um tempo pode ser um baita alívio mesmo. Saúde mental em primeiro lugar. O mercado ainda vai estar aí quando você se sentir pronta pra voltar.

    Preciso deixar aqui que eu tô viciadíssima nos teus posts, eu estou trabalhando nesse momento, mas precisava de uma pausa pra passar aqui porque imaginei que teria post novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muito poder tirar o Linkedin da minha vida, mas infelizmente as melhores vagas na minha área tem aparecido por lá... A gente se cobra muito, né? Igual um post recente seu em que você comenta sobre a questão de se comparar com as outras pessoas da mesma idade. Eu faço muito isso, infelizmente.

      É sobre isso, também estou voltando a fazer terapia para lidar melhor com essa e outras questões. Não tem porque passar dois dias sem dormir por algo que depois do choro ainda vai estar lá, mas minha mente está precisando de uma ajudinha para lidar com isso kkk.

      Fico feliz de saber que tem gostado de acompanhar aqui! :)

      Excluir
  2. Fica tranquila! Essa ansiedade e sensação de que nada está acontecendo é normal. Continue aplicando para algumas vagas e tenho certeza que logo você vai conseguir sua vaga junior. Estou aqui na torcida e desejando todo o sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thiago! Sigo aplicando e tentando ser confiante de que até final do ano a vaga chega!

      Excluir

Postar um comentário