🥲 - como eu não vou aparentar estar triste?
Esse ano eu comecei a fazer terapia. Cheguei no meu limite depois de muitos anos e, como comentei anteriormente por aqui, isso começou a afetar a minha vida em todos os aspectos. Perdi a vontade de estudar, de correr atrás das coisas, comecei a enxergar a vida com extrema monotonia. Não dava mais pra carregar isso sozinha sem tentar entender melhor o que estava de errado. Eu já não sabia há muito tempo o que era o "normal", sempre sendo consumida pela ansiedade, principalmente.
Uma das primeiras coisas que minha psicóloga comentou foi sobre minha cara em um primeiro momento. Parecia estar sempre com um rosto fechado, triste. É verdade que frequentemente as pessoas perguntam se está tudo bem devido a minha cara (e eu respondo que sim), mas já é tão normal ficar assim que pra mim não tenho outra cara, e nem considero que ela é triste. Pra mim estou como uma pessoa como qualquer outra. Cara normal.
E aà eu pensei... como eu não vou aparentar estar triste? Como que esse não poderia ser o meu normal? Tenho centenas de problemas em casa, na famÃlia e na minha cabeça. Vejo pessoas de bem não conseguindo o que querem e pessoas que não querem nada conseguindo. Fico pensando nas oportunidades que tive na vida que outras pessoas talvez nunca terão. Fico lembrando de momentos da minha infância enquanto outras pessoas vivem como se não lembrassem de nada. Penso no quão difÃcil está o mundo. Em como a introversão muitas vezes me isola. Como o dinheiro tem perdido o valor. Como eu nunca terei a oportunidade de alcançar certos sonhos. Me pergunto se fiz algo nessa ou em outra vida (se é que isso é possÃvel) para merecer o que vivo. Sei que poderia ser muito pior, sei que muitos gostariam de estar no meu lugar apesar dos pesares, mas isso não faz diminuir os anos e anos de acumulo de tantas coisas ruins que guardei para mim mesma. O mundo é injusto. Como eu poderia ter uma cara diferente?
Será que um dia, depois de externalizar tudo que sempre guardei pra mim mesma e aceitar a vida como ela infelizmente é, terei uma cara "normal", feliz?
Oioi, tem um tempo que acompanho seu blog em segredo (socorro) e gostaria de começar dizendo que eu me identifico muito com suas postagens, principalmente sobre a parte de introversão, amizades e etc.
ResponderExcluirMe faz perceber que eu também preciso começar a terapia, mas achei meio estranho o comentário da sua psicóloga (não sei como ela é em atendimento) e não sei como seria possivel mudar a cara, sendo que (creio eu) para a maior parte das pessoas são só elas sendo elas e normais (?) enfim
Espero que a terapia venha ser reconfortante e esclarecedora para ti e que a vida venha melhorar pelo menos um pouco para todos nós
https://k-clairdelune.blogspot.com
Oie, seja bem-vinda! Eu também sou leitora em segredo de alguns blogs, rsrs.
ExcluirEu acho que talvez tenha me expressado mal, mas o comentário dela foi porque em uma das primeiras sessões eu falei que me considero muito introvertida e de cara fechada e isso me "prejudica" socialmente, e aà ela comentou que essa cara fechada de sempre pode justamente ser por conta de eu ser uma pessoa mais triste devido a todos os problemas e questionamentos, e não necessariamente por conta da introversão. É uma coisa que tenho tentado melhorar, mas como pra mim "ser uma pessoa mais triste" tem sido meu normal há anos, é difÃcil tentar ser diferente -- como comentei.
A terapia tem sido um processo lento - e eu sei que não é rápido -, mas já sinto alguns avanços. Infelizmente esperei demais para procurar ajuda então sei que o caminho será longo, mas creio que dará certo <3.