💻 - sites que fizeram parte da minha infância
Eu não sei quantos anos eu tinha quando acessei a internet pela primeira vez, mas lembro do técnico vindo aqui em casa e eu sentada na cadeira em frente ao computador esperando funcionar. O primeiro site que acessei foi do Cartoon Network (que inclusive, não existe mais há um tempo). Não lembro se me ensinaram a navegar na internet ou se aprendi sozinha com o tempo. Meus primeiros jogos foram a maioria em navegador. Minha primeira rede social foi o Orkut. Nunca tive coragem de ter um MSN. Pensar sobre essas coisas me traz bastante nostalgia e vontade de explorar o que ainda existe e o que se perdeu com o tempo, então decidi pesquisar e trazer o que encontrei e achei legal compartilhar.
Apesar de termos o nosso queridíssimo Wayback Machine que busca ser um museu virtual da internet e conseguirmos acessar quase todos os sites em diversas épocas, muita coisa nesse mundo é perdida. Eu lembro que um site que adorava jogar era o da Nestlé. Não faço a mínima ideia de como fui parar lá e descobrir que tinha jogos. Parece que existia uma parte do site chamada "Mais Divertido Nestlé", onde ficavam os jogos e conteúdos infantis. Lembro de ter uns jogos que pareciam ser estilo de tabuleiro, um que você cuidava do Chambinho na casa dele (esse você tinha que baixar no computador) e um que era tipo uma fábrica de Mocinha. Nenhum desses citados eu encontrei por aí - mas encontrei pessoas falando sobre, então não foi delírio ou sonho meu -, nem fotos, parecem lost media. É possível encontrar alguns outros que tinham no site no Flashpoint, mas muita coisa se perdeu, infelizmente. Me deu vontade de mandar um email pra Nestlé perguntando se eles ainda possuem pelo menos o jogo do Chambinho, mas com certeza não devem ter (e provavelmente foi feito por uma empresa terceirizada).
![]() |
Imagem encontrada em um site de registro de marca, indicando inclusive a agência que foi responsável pelo projeto. Por volta de 2009. |
Outro carinha bem antigo era o site do Trakinas. O meu jogo favorito era o que simulava uma autoescola, e você precisava fazer umas provinhas antes de poder sair dirigindo pela cidade. Lembro de pedir ajuda para o meu pai a respeito das placas de trânsito, quase todo fim de semana eu jogava. Durante a minha pesquisa, encontrei até uma acusação (que você pode ler clicando aqui) contra o site, por incentivar as crianças a consumirem o produto enquanto navega, mas acho que acabou não dando em nada, pois lembro que o site teve outras fases depois.
![]() |
Trak Trânsito, o favorito! |
Agora o cantinho favorito de toda menina que nasceu no início dos anos 2000: o site da Barbie! Eu AMAVA aquela sala de jogos que tinha no site, lembrava direitinho do barulhinho simulando ela jogando e falando "I'm all about the games, girl!". Quem nunca jogou aquele joguinho de cuidar do bebê que atire a primeira pedra. Felizmente muito dos jogos foram salvos e podem ser encontrados, e também é possível revisitar versões antigas dele pelo WebArchive. Passei muitas horas da minha vida explorando esse site, saudade! Fiquei chocada ao ver que ele não existe mais.
![]() |
Print que consegui tirar acessando pelo WebArchive. |
E o BarbieGirls? Era meu sonho ter a boneca que conectava no computador e desbloqueava mais coisas no jogo. Pra quem não chegou a pegar, o BarbieGirls era como se fosse um Club Penguin, só que da Barbie. Você tinha uma boneca (que também era um MP3), tinha sua casa, podia comprar móveis, pets, podia andar pela cidade, conversar com outros jogadores, jogar jogos... Mas a grande maioria dessas coisas eram bloqueadas, precisando ter a boneca. Aparentemente também existia um VIP, mas não lembro se era pago à parte ou fazia parte da compra da boneca. Inclusive, existe um projeto (Barbie Girls Rewritten) de tentar trazer de volta esse jogo, é possível saber mais no Instagram e Discord do projeto.
![]() |
Print um pouco quebrado que consegui tirar pelo WebArchive. |
Recentemente eu comentei aqui no blog que a Polly Pocket fez parte da minha infância e que o site também fez parte disso! Na minha cabeça o site da Polly nunca teve em português, o que não consegui confirmar, mas realmente eu me lembro de não entender muito bem o que estava escrito. Nem preciso falar dos joguinhos, né? O famoso de ir buscar as amigas no carro e de preparar pra um show eram os meus favoritos. Felizmente é possível encontrá-los por aí. Não consegui acessar pelo WebArchive com o layout que eu lembrava melhor, mas a versão de 2006 é acessível (e vale muito a pena pra ouvir o "la la la la Polly").
Junto do site da Barbie e da Polly também tinha um que eu não ouvia falar muito no Brasil, que era o da MyScene! Eu nunca vi pra vender nenhuma das bonecas por aqui... O jogo mais famoso delas talvez seja o de manicure, e eu gostava de todos. Eu amava o filme Estrelas de Hollywood (ainda tenho o DVD), o estilo 2D das bonecas sempre me chamou atenção desde nova. No site, ficava passando um metrô que fazia um barulhinho, e claro que tive que tentar acessar para escutá-lo novamente. Se você quiser ter menos trabalho para ouvir, segue um vídeo do Youtube.
E não para por aí, também tenho menção honrosa a alguns outros sites que ainda existem (mas mudaram bastante de lá pra cá):
- Ojogos: joguei muuuuuito por lá, inclusive quando começaram a colocar alguns jogos online. Culinária da Sara era um dos meus favoritos, saia um novo com bastante frequência. Burguer Restaurant, Beauty Resort, os um milhão de testes...
- GirlsGoGames: era basicamente um Ojogos para meninas (são inclusive da mesma empresa), tendo três bonequinhas em vez do dragão como mascote. Fanáticas por Compras era uma série de jogos em que elas apareciam (e eu adorava!).
- Club Penguin: ainda é possível jogá-lo, não de forma oficial. Esse eu considero um cantinho de conforto, mas que me fazia me sentir muito humilhada, porque sem ser assinante você quase não conseguia participar dos eventos (e a assinatura inicialmente era considerada compra internacional, e não era todo mundo que tinha um cartão que permitisse). Entrava na conta do meu primo pra me sentir assinante. Tinha muita coisa pra fazer mesmo assim, e vários easter eggs para explorar. Nunca vou superar a Disney ter encerrado as atividades!!!
- Amor Doce: pretendo entrar em mais detalhes em um outro post, mas saibam que eu dediquei quase que toda a minha adolescência a esse site.
Com certeza eu acessei mais sites com bastante frequência na época, mas esses sinto que foram os que mais me marcaram. Essa viagem no tempo me deixou com um mix de felicidade e tristeza. Felicidade por ser grata de poder ter aproveitado esses sites e seus jogos depois da escola e finais de semana, e triste porque as novas gerações não vão ser experimentar da mesma forma, mas faz parte. Inclusive, me deu vontade de relembrar jogos mais específicos da minha infância e adolescência, porque tenho bastante história pra contar!
Você tem 1 notificação
Encontrei um vídeo bem legal (em inglês) falando sobre os ~girly flash games~ do início dos anos 2000.
genteee socorro eu lembro tanto deles, principalmente girl go game!!! lá se não me engano tinha opção de criar conta, fazer amizades etc, e era um perfeito caos. Web bullying, pessoas se namorando... ainda bem que tiraram - não dê muita liberdade pra criança na internet kkkkk
ResponderExcluiramor doce, recentemente eu voltei a jogar por nostalgia e confesso que não lembrava o qual insuportável era a versão colegial~
e bem, não sei se você já jogou mas na minha época eu jogava muito stardoll.com! aaaaa eu amava
Eita! Eu tinha conta apenas no Ojogos e até cheguei a fazer umas web amizades por lá, confesso que nunca cheguei a presenciar essas coisas, deve ter sido sorte kkkk.
ExcluirEu não consigo mais voltar a jogar Amor Doce por n motivos, e um deles é que hoje em dia acho os diálogos bem bobinhos, mas pro público alvo da época era uma tremenda de uma boa novela!
Conheci o Amor Doce em uma propaganda do Stardoll! Joguei bem pouco, foram alguns dias até a propaganda aparecer e deixei totalmente de lado, mas sei que fez a infância de muita gente.